domingo, 17 de agosto de 2008

Edublogosfera

Esta é a centésima postagem deste blog e nada mais blogmaniac do que "linkar" nosso blog em outro blog! Quando eu fiz este blog, minha intenção era pesquisar a navegação na rede, a partir dos fundamentos da etnografia digital, do Prof. Wesch. Logo fiquei encantada com as possibilidades infinitas da formação de uma rede para compartilhar informações e conhecimento. Recebi um convite hoje para postar as informações do meu blog na Edublogosfera, que reúne os professores blogueiros do país. Precisamos muito intensificar esta troca e conhecer o trabalho, as dificuldades e as aspirações de nossos colegas. Se tem uma coisa que aprendi na rede, é que não estamos sozinhos em nossas dificuldades, dúvidas e divagações. Para participar desta rede é muito fácil, eu solicitei um convite no blog Edublogosfera. Depois fiz uma foto do meu blog no Thumb, coloquei as informações mais importantes e postei no blog. No Portal do Professor (MEC), na seção links, existe uma referência ao uso do blog com informações pedagógicas e práticas sobre a sua utilidade (classificado no site como recursos digitais). Ou seja, a ferramenta blog apesar de tantas controvérsias, vem se consolidando como um meio eficaz de apresentar conteúdos, estabelecer trocas e divulgar conhecimento. Tomara que esta rede seja intensificada com a participação de todos os professores blogueiros!

6 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Ana, enviei uma mensagem, escrevi, escrevi e ela não apareceu aqui.
Bem, dizia que fiquei feliz de ver que se estás no grupo. http://groups.google.com/group/edublogosfera?hl=pt-BR
Nos encontraremos
bjs
bernardete

Ana disse...

Que bom que mais professores estão aderindo ao uso do blog como ferramenta.Continuo divulgando seu trabalho por aqui...

Beijos,

Divanira Arcoverde disse...

Oi Ana
Achei interessante esta interação entre professores, por intermédio dos blogs. Depois vejo como participar.
Beijos
Diva

Barbara Brañdão disse...

Essa é a realidade da educação superior brasileira.
Acredito que toda a comunidade acadêmica deve discutir essa questão e revindicar concurso público para professores universitários.
Mas, a quem possa interessar, participei no mês de agosto de um seminário na UnB sobre a UAB e uma das coordenadoras da UAB na CAPES falou que já estão prá ser lançados editais de contratação por concurso público para professores com especialização em EAD para atuarem no ensino presencial e a distância (UAB)

Ana disse...

Eu tenho ouvido falar sobre isso, algumas universidades já abriram concurso no primeiro semestre deste ano. Vamos ver se realmente teremos mais vagas para EAD. Até porque, hoje nas instituições as pessoas que trabalham com EAD ou são bolsistas sem vínculo ou professores de outros setores que foram trabalhar com educação a distância. Ou seja, não existe um grupo criado exclusivamente para EAD.

Abraços,

Anônimo disse...

Olá Ana!
Também sou professora blogueira desde 2004. No momento preparando um projeto de pesquisa para submeter ao programa de Mestrado. Ainda não sei aonde? Você sabe me dizer se haverá Mestrado a distância na UAB?
Vou colocar esse blog em meus favoritos, pois acredito que a EaD é um caminho potencial na formação continuada dos Educadores. Abração,
Josete

Ads Banner

Google Analytics