segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Didática e o Ensino de Geografia

Esta semana finalizei o material da disciplina Didática e o Ensino de Geografia que eu e a professora Sônia Pimenta escrevemos para o curso de Geografia a Distância da UEPB e UFRN. Eu simplesmente a-do-rei o resultado da editoração, as imagens estão lindas e o trabalho é muito bem feito. O pessoal da UFRN abalou Bangu com seu bom gosto e idéias interessantes para melhorar a proposta do texto. Nós escrevemos doze aulas que são consideradas como uma publicação de livro. Embora o foco seja o professor de Geografia do segundo ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, fiz questão de escrever uma aula abordando o ensino de Geografia nas séries iniciais. Pensei muito nos blogs das minhas colegas Sintian Schmidt e Teresinha Bernadete Motter e na sua contribuição para os professores do Ensino Fundamental (inclusive indiquei os links desses blogs no livro). Isto significa que a junção de diferentes mídias na aprendizagem não é um modismo ou um caminho alternativo, é realmente uma possibilidade de incrementar ainda mais os materiais que usamos em sala de aula, seja ela virtual ou presencial. Aliás, este é um processo interessante, os professores que elaboraram os materiais para a Educação a Distância estão utilizando os mesmos materiais com os alunos do curso presencial com sucesso. Já observamos indícios de que esta dualidade entre as modalidades presencial e a distância está se estreitando, aparecendo interseções e sobreposições que são muito bem vindas. Compartilho com vocês a versão preliminar da aula "A construção de conceitos nos primeiros anos do Ensino Fundamental", espero que gostem. Ah, sim, esta barrinha com figuras engraçadinhas logo abaixo serve para vocês opinarem sobre o post ou sobre o material. Deixe a sua opinião registrada!

7 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada Ana Beatriz, pela referência ao nosso blog Mapas On-line, adorei. Gostei mais ainda do texto exclusivo para os professores das séries iniciais. Logo vou passar para as professoras do currículo e tb para a professora de didática de geografia e história. Vou postar no meu blog http://caminhosparachegar.blogspot.com , pena que não posso fazer hoje pois estou na maior correria.
Obrigada mais uma vez
Um abraço
Bernardete

Morena de Angola disse...

Parabéns, Beatriz!
Vibro muito pelo teu sucesso e tuas realizações!
Você tá provando aí sua "prrrrrrrrrrrrodutividade"! kkkkkkkkkk
Beijos,
Alásia.

Ana disse...

Bernadete,

Imagine, eu gosto muito do seu trabalho e penso que nosso compromisso é justamente o de divulgar as coisas boas que existem na rede.

Beijos,

Ana disse...

Alásia,

Mas sem os modelitos prrrodutivos, né fofa? Tô acompanhando seu blog, viu? Adorei a última postagem.

Beijins

Morena de Angola disse...

Beatriz, Fófis

lembre-se: você só pode ser prrrrrrrodutiva se estiver disposta a usar um modelito verde-ET sêda pura-do-paraguai, super chique .... kkkkkkkkk

Beijo,
Alásia

Anônimo disse...

Oi Ana
Como sempre, tua capacidade de produção é fantástica. Versatilidade é o que não te falta.
O texto " Didática e o Ensino de Geografia" bem diz... Achei "bacana" a constatação dos teus méritos e de Sônia, que concordo plenamente, os elogios à equipe de Natal,que também ratifico, porém tenho certeza de que a omissão ao trabalho da equipe da UEPB não deve ter sido proposital! Sei que ética e reconhecimento é o que não te faltam. Acredito que não fazer alusão ao trabalho cooperativo da equipe da UEPB é, no mínimo, injusto. Sabes muito bem que até o pessoal da UFRN foi quem primeiro reconheceu e registrou o valor do nosso grupo. Senti esse vazio em teu texto e como visto literalmente a camisa da UEPB não posso, nem devo ficar silenciosa, amargando essa exclusão. Nosso trabalho de produção de material didático impresso é essencialmente feito a muitas mãos, por isso o mérito é coletivo. Claro que a autoria tem supremacia, mas não custa nada fazer os registros devidos.
Abraços
Diva

Ana disse...

Querida Diva,
Você sabe melhor do que ninguém o quanto eu admiro e valorizo o seu trabalho e o de Rossana. Não tenho a menor dúvida da importância do trabalho de vocês nesta empreitada.Vejo só um equívoco na sua percepção de ausência: eu não usei esta postagem para falar sobre o material ou para fazer agradecimentos. O foco da minha postagem era uma aula específica e na contribuição da editoração, que valorizou a aula 10 com suas imagens e desenhos elaborados. Por esta razão eu mencionei o papel da editoração, não era minha intenção fazer apologia de uma equipe em detrimento de outra. Eu registrei minha surpresa e satisfação com um aspecto de uma aula, não com o trabalho todo. Diva, eu uso este blog como um espaço pessoal, onde tenho liberdade para registrar minhas impressões, opiniões, reflexões, livre de qualquer pretensão ou intencionalidade maior. Você sabe muito bem do meu carinho e reconhecimento pelo seu trabalho, mas incluir qualquer observação sobre a sua contribuição nesta postagem diminuiria o seu mérito, e não o contrário. Na minha opinião, não se coloca no mesmo nível um trabalho mecânico de edição de imagens e um trabalho de revisão de linguagem e estrutura. Até mesmo os elogios e o reconhecimento precisam de contextualização para não diminuir o homenageado. Sobre o livro completo, pretendo falar disso em breve, assim que o trabalho estiver completamente finalizado. Serão outras reflexões e impressões, onde quero abordar a construção de um trabalho como este. Aí sim, caberia uma referência, justamente porque considero o trabalho de vocês no mesmo nível da autoria.

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics