quarta-feira, 4 de março de 2009

Aulas de David Harvey

Em 1992, quando eu estava escrevendo minha dissertação de mestrado, li o livro Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural, do David Harvey e todos os elementos da minha pesquisa começaram a fazer sentido, quase como um passe de mágica. Eu estava detalhando as mudanças no modo de acumulação capitalista, tratando da acumulação flexível e naquele momento, a globalização ainda era um mistério para muitos professores. Alan Lipietz e David Harvey são os autores das duas grandes estruturas teóricas do meu trabalho. O tempo passou e agora estou em trabalhando com educação e tecnologia, no doutorado em educação. Supostamente não deveria haver nenhuma relação entre o meu mestrado em Planejamento Urbano e Regional e a Educação, incluindo neste percurso a pós-modernidade. Semana passada eu recebi uma dica incrível do Sérgio Lima, ensinando o caminho das pedras para assistir as aulas do Professor Harvey pela rede. Eu sempre falo aqui no blog sobre as possibilidades irrestritas do compartilhamento, principalmente entre os professores. Pois bem, temos um excelente exemplo e quem quiser saber mais sobre este intelectual marxista, deve visitar o site do Professor Harvey. O mais interessante é que embora esta iniciativa não seja novidade, a forma como ela foi apropriada pela rede é que se tornou surpreendente. Segundo Gabriel Fernandes, "o que chama a atenção na iniciativa de Harvey foi a reação da assim chamada "blogosfera" (expressão que detesto, mas adequada): um leitor gostou tanto das aulas que resolveu criar um sítio que congregue por meio de RSS qualquer postagem em blogues, se assim desejarem os respectivos autores, que comente os textos de Harvey. Tal sítio está localizado em http://readingcapital.org. Deu certo e já há vários usuários cadastrados: após a iniciativa de Harvey em disponibilizar seu material na internet, parece que seus alunos deixaram de se limitar ao corpo discente da CUNY e passou a abranger uma esfera muito maior. Também é possível construir um blogue dentro do próprio domínio readingcapital.org. O próprio Harvey introduziu em seu sítio uma ligação para o dos "alunos". As aulas de Harvey agora fazem parte da esfera pública".Coloquei a introdução do curso logo a seguir. Aproveitem!


Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics