sábado, 3 de abril de 2010

Livros do Luís Paulo Mercado

Eu adoro livros, não apenas na perspectiva conceitual, mas também o volume, o cheiro das folhas novas, o som ao folhear as páginas... Fico angustiada com as propostas de kindles e ipads, embora reconheça o ganho ambiental com o fim das publicações em papel. A minha irmã trabalhava em uma livraria linda no Rio de Janeiro, eu não cansava de dizer o quanto ela era sortuda por passar o dia entre tantos livros novinhos. Eu adorava passar horas folheando os livros, até o dia em que ela me disse que os funcionários da livraria chamavam as pessoas que visitavam a livraria sem comprar nada de muquis. Muqui? - É, ela continuou, muquirana...- Quer dizer que toda vez que eu vier aqui eu tenho que comprar um monte de livros? perguntei irritada. Ela respondeu que era isso mesmo, ou comprava ou ia ser apelidada de muqui. Não aguentei e disparei: - Pois só tenho uma coisa a dizer: vocês são todos uns maquibas! Ela me olhou sem entender. -Maquibas? É, respondi. Mas que babacas... Fiquei tão decepcionada ao saber que os preciosos livros eram cuidados por pessoas, incluindo a minha irmã, que não tinham o menor senso romântico, eles apenas viam os livros como um comércio. Estou contando essa história toda porque cheguei em casa ontem e encontrei TRÊS livros novinhos sobre educação a distância, que o Luís Paulo Mercado enviou para mim. Sabe surpresa de natal e aniversário? Pois é, teve o mesmo efeito. O Luís Paulo é professor da Universidade Federal de Alagoas e esteve na minha banca do concurso da UFPE. Eu quase tive um treco quado soube que ele estaria na banca, porque nada mais tranquilizante para um candidato do que ter um super bambambã no processo de avaliação. Os livros são editados pela editora da UFAL (o que sempre exige uma perseverança e paciência acima da média) e apresentam as pesquisas sobre EAD desenvolvidas na Universidade. Para quem pesquisa EAD, é fundamental ter acesso aos trabalhos e resultados das pesquisas recentes, nos mais variados cenários. Em tempos informacionais, não dá mais para ficar encastelado, começando todas as pesquisas do zero e citando somente autores internacionais. Por exemplo, encontrei dois textos sobre coisas que eu gostaria de pesquisar (a hermenêutica na EAD e avaliação de tutoria), e um relacionado com a minha pesquisa atual (a apropriação tecnológica dos professores na EAD). É preciso buscar no trabalho dos nossos pares referências e inspiração para realmente praticar a cooperação e colaboração. Anotem as referências dos livros e da revista:


MERCADO, L.P. (Org). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2009.
MERCADO, L.P. (Org). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2008.
Em Aberto - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, v.22, n.79, p.1-197, jan.2009.

2 comentários:

Fernando SC Pimentel disse...

Olá Ana.
fico feliz com o post sobre os livros com nossas pesquisas. Não sei se encontrou... mas no livro "da capa amarela" tem um artigo meu".
Um abraço.

Fernando

Ana disse...

Fernando,

Imagina se eu não ia perceber, foi a primeira coisa que identifiquei! Encontrar os amigos como autores tornou a leitura foi ainda mais interessante, gostei muito do seu texto.

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics