sexta-feira, 29 de junho de 2012

Evento sobre REA

No mês passado, foi lançado o livro Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas, organizado por Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson Pretto. O livro está disponível onine, livre para download e remix (licença CC-BY). Pausa para a surpresa: o site do livro é lindo!!! Além de bonito, é muito bem estruturado e permite que leitor possa ler cada capítulo, folhear ou descarregar em português, espanhol ou inglês. objetivo é difundir o conceito de REA entre educadores de todas as esferas. Os autores estarão no II Fórum da Internet no Brasil em Olinda, nos dias 3, 4 e 5 de julho e organizaram um momento de conversa sobre o livro e sobre REA em geral no dia 5/7, às 9h. Vou aproveitar a oportunidade para conhecer as queridas Lilian Starobinas e Débora Sebriam. A inscrição no Fórum é gratuita. Nos encontramos lá!

2 comentários:

claudia reisania disse...

Boa tarde Ana, Aproveito e dou os parabens pelo o artigo que pra mim foi muito bem aproveitado e como fiquei muito curiosa sobre este artigo e resolvi ir atras de informação, ai conseguir baixar o livro em portugues, e cada pagina que lia, mas interessada ficava. aproveito pra deixar uma explicaçao bem clara do que é realmente o Rea, pois muita gente, por falta de conhecimento ou ate mesmo de iniciativa nao corre atras, ate mesmo pra saber, on que significa “REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”

claudia reisania disse...

A Educação Aberta é uma tentativa dialógica em que as configurações de ensino e aprendizagem emergentes coexistem e ao mesmo tempo desafiam a lógica e a estrutura da escola.
O acesso aos recursos educacionais é essencial para o desenvolvimento de configurações mais flexíveis de ensino e aprendizado.
Não há dúvida de que o fortalecimento e a expansão da educação
a distância (em suas várias configurações) deve muito à disponibilidade de recursos didáticos digitais (abertos ou não).

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