Extensão

EDUCAÇÃO EM TEIA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS E REPOSITÓRIO DE MATERIAIS (2022): O projeto de extensão Educação em Teia pretende viabilizar a alimentação contínua do site https://educacaoemteia.digital/ que se consolida como repositório de materiais e como espaço de divulgação científica das pesquisas realizadas na área de educação. A ocupação das mídias sociais/digitais com este site, o Educação em Teia, tem funcionado como um derivado da revista científica Em Teia, ancorada em duas vertentes: a divulgação científica, com a indicação de recortes de teses e dissertações que apresentem soluções e materiais para uso em sala de aula e para a avaliação; e indicação de softwares, apps e outros dispositivos, livros digitais, manuais, catálogos e qualquer outro material que sirva como apoio para os professores e que possa ser usado livremente nas escolas. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é o de desenvolver ações de divulgação científica das produções acadêmica nas áreas de ensino e educação; e a indicação de materiais nas mídias sociais para uso dos professores da Educação Básica. Como resultados esperados, podemos ter: a) o projeto Educação em Teia pode alcançar um número significativo de professores da Educação Básica, fornecendo materiais e indicação de textos e pesquisas que apresentem rigor científico e que complementem a formação desses professores; b) a produção científica na área de ensino e educação da UFPE terá mais visibilidade e cumprirá com sua finalidade de contribuir com as ODS do milênio para a melhoria da qualidade da educação; c) a ação extensionista poderá servir como referência para outros movimentos de divulgação científica na universidade que, hoje, possui apenas a ASCOM e os eventos científicos como motores da divulgação das pesquisas realizadas na UFPE.

Yoga CE/CAC (2022-2023): O Yoga é um sistema filosófico que abrange vários elementos e os ásanas (posturas) representam apenas um dos passos para transcender e alcançar a iluminação. As práticas físicas e a meditação proporcionada pelo Yoga têm benefícios relacionados com a promoção da saúde. O objetivo geral desta ação de extensão é ministrar aulas de Yoga para divulgação do bem-estar físico e mental nos espaços acadêmicos.

(2019 - 2021) Yoga no CE: O Centro de Educação vivenciou nos últimos anos situações de violência dentro do seu espaço físico e fora dele. Casos como o suicídio de uma aluna dentro da universidade, feminicídio de uma formanda do curso de Pedagogia e uma tentativa de assassinato dentro do CE. Além desses casos extremos, vivenciamos cotidianamente situações relacionadas com depressão, ansiedade, homofobia, racismo, intolerância entre outros problemas que permeiam o tecido social e emergem nas situações cotidianas da academia que está imbricada na construção da estrutura social.Nesse contexto, uma das ações propostas no segundo semestre de 2019 foi a oferta de aulas de Yoga a partir do mês de outubro, ministradas no Centro de Educação. As aulas foram oferecidas como uma ação emergencial para desenvolver ações e propiciar reflexões relacionadas com a violência física, o autocuidado, o empoderamento feminino, a promoção da saúde física e mental, equilíbrio e controle. A linha escolhida para a prática é conhecida como Vinyasa Yoga, uma linha mais vigorosa que exige o controle da respiração associado aos movimentos que fluem na sequência de posturas. O objetivo geral desta ação de extensão é construir elementos para o bem-estar físico e mental nos espaços acadêmicos e escolares com os fundamentos do Yoga a partir do desenvolvimento da prática para a comunidade acadêmica do Centro de Educação e para a comunidade externa.

(2016 - 2017) Jogos no Ciclo de Alfabetização: complementando diferentes áreas do conhecimento.

A formação de professores “Jogos no Ciclo de Alfabetização: contemplando diferentes áreas do conhecimento e diferentes recursos” foi criada a partir da demanda dos professores durante os encontros de formação do PNAIC - Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os professores buscavam estratégias e recursos para realizar ações realmente interdisciplinares no contexto da sala de aula. Para atender a demanda dos professores, foi apresentada a proposta de elaboração de um catálogo de jogos que contemplasse os aspectos lúdicos da aprendizagem, abordando diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal do Catálogo é apresentar atividades lúdicas, divertidas e prazerosas tanto para professores quanto para as crianças, com jogos que possibilitam um trabalho interdisciplinar, tanto em relação às diferentes áreas do conhecimento, quanto em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais, cognitivas gerais e afetivas. A elaboração do catálogo e a realização do curso de formação foram duas ações indissociáveis que contemplaram os princípios de colaboração com autoria dos professores participantes no curso, na perspectiva de uma metodologia participativa. Assim, o Catálogo é o resultado de discussões e produções realizadas nos encontros do curso Subprojeto Jogos no ciclo de alfabetização: contemplando diferentes áreas do conhecimento e diferentes recursos, bem como de reflexões sobre jogos existentes na sociedade e seus possíveis usos pedagógicos, em sala de aula.

(2013 - 2015) Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores. As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para professores; distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à alfabetização nas escolas; realização de avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar. O pacto forma, assim, um conjunto integrado de ações para a alfabetização e letramento de crianças no primeiro ciclo de alfabetização, contribuindo para a redução da distorção idade-série na educação básica e para a elevação do índice de desenvolvimento da mesma no Brasil. Concluído.

(2010 - 2011) Programa Um Computador por Aluno - PROUCA

Descrição: O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. As escolas contempladas (10 escolas por estado) receberam laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. A formação em Pernambuco foi realizada pela equipe de professores do Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias na Educação - Gente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica e mobilizou cinco professores e 17 alunos de graduação e pós-graduação. Os municípios contemplados em Pernambuco foram: Belém de Maria (1 escola), Belém de São Francisco (1 escola), Canhotinho (1 escola), Ingazeira (1 escola), Lagoa dos Gatos (1 escola), Paudalho (1 escola), Pedra (1 escola), Surubim (1 escola), Vitória de Santo Antão (1 escola), Recife (3 escolas) e Caetés com o UCA Total (45 escolas). Encerrado em 2011.

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